Deepesh Shrestha
A Agência da ONU para Refugiados descarregou hoje suprimento para abrigar cerca de 34 mil sobreviventes do terremoto no Nepal. Mais material está a caminho, e o número de deslocados pela tragédia chega a 3 milhões.
Um avião transportando 8.500 coberturas plásticas e 1.500 lâmpadas solares aterrissou em Katmandu proveniente do um estoque do ACNUR em Dubai. O material foi entregue a organizações parceiras, como "Save the Children", a Federação do Mundo Luterano e organizações locais, para ser distribuído nas áreas afetadas. Outros carregamentos estão programados para os próximos dias com o objetivo de levar suprimentos para construir abrigos para outras 54 mil pessoas deslocadas.
"Até o momento, a necessidade mais urgente das famílias afetadas pelo terremoto é abrigo", afirmou Craig Sanders, Representante do ACNUR no Nepal. "Muitas pessoas estão vivendo ao relento porque não podem voltar para suas casas, que estão em ruínas. A entrega das coberturas plásticas ajudará as pessoas em lugares mais distantes a ter uma proteção temporária."
De acordo com estimativas oficiais, o número de mortes causadas pelo terremoto do dia 25 de abril passou de 7.600, e outras 16 mil pessoas ficaram feridas. O terremoto e os tremores secundários destruíram completamente cerca de 285 mil casas e afetaram dezenas de outras na empobrecida nação do Himalaia.
Logo após o tremor, o ACNUR esvaziou seu estoque em Damak, no leste do Nepal, e trabalhou com autoridades locais para distribuir coberturas plásticas e lanternas solares para 44 mil pessoas nas sete áreas afetadas, no leste de Katmandu.
As Nações Unidas lançaram um apelo emergencial de US$ 415 milhões para providenciar assistência humanitária vital para as vítimas do devastador terremoto.
O ACNUR vem trabalhando com o governo nepalês desde a década de 1960 no apoio aos refugiados da região. Atualmente, existem mais de 21 mil refugiados do Butão em campos no leste do Nepal, e cerca de 650 solicitantes de refúgio e refugiados em toda Katmandu.
Fonte: www.acnur.org.br