Dom Aldo Mongiano, bispo emérito de Boa Vista, Roraima, visita Brasília

Gabriel Carvalho

Entre os dias 12 e 18 de janeiro, a Paróquia Nossa Senhora Consolata, em Brasília, teve a graça de receber a visita do bispo emérito de Roraima, Dom Aldo Mongiano. Missionário da Consolata, atualmente vive em Turim, na Itália, e esteve no Brasil para acompanhar os progressos de sua antiga diocese, hoje sob a guia de Dom Roque Paloschi.

Durante o período em Brasília, além de celebrar a Santa Missa tanto na Matriz quanto na Capela da Divina Misericórdia, Dom Aldo Mongiano esteve na FUNAI, na CNBB, no Conselho Indigenista Missionário - CIMI e na sede regional do Movimento dos Focolares, entre outros.

Missionário reconhecido em Moçambique, Reitor do Seminário Menor e Bispo de Roraima por 21 anos, Dom Aldo teve atuação destacada junto aos povos indígenas e na luta pela distribuição de terras na região amazônica. Recebeu condecoração da Fundação Nacional do Índio pela defesa dos direitos dos povos indígenas de sua região, notadamente os Yanomami. Foi um dos articuladores da campanha pela Reserva Raposa Serra do Sol, caso que foi parar no Supremo Tribunal Federal. Ameaçado de morte, Dom Aldo teve sua casa em Boa Vista invadida e muitos de seus pertences roubados.

Sorridente, o Bispo quis conhecer os aspectos da vida da Paróquia. Em suas homilias, falou da alegria de vir à Brasília e rezar com a comunidade da Mãe Consolata. Em suas palavras de despedida, Dom Aldo Mongiano afirmou: "vamos para frente! Com serenidade, com fé, com a cabeça erguida, a tranqüilidade dos filhos de Deus e a firmeza sob o manto de Nossa Senhora. Vamos rumo ao Paraíso, para sermos discípulos missionários de Jesus Cristo!".

 

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

quatro × 2 =