Jaime C. Patias, em Brasília
Na tarde de ontem, dia 14, uma das discussões no Simpósio de Teologia, parte da programação do XVI Congresso Eucarístico Nacional - CEN, que acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, debateu o tema Eucaristia e Missão. Em seminário que teve como moderador o padre Estêvão Raschietti, diretor do CCM - Centro Cultural Missionário, o bispo da Diocese de Conceição do Araguaia, PA, dom Dominique Marie Jean Denis You, aprofundou as reflexões questionando os participantes sobre as implicações da Eucaristia na vida dos cristãos e na missão da Igreja.
"Quando a Missão do Filho chega ao seu término, começa a Missão do Espírito na Igreja. Este nos associa à sua Missão e nos capacita para ela, afirmou dom Dominique.
Citando o Concílio Vaticano II o bispo destacou que "Santa Eucaristia contém todo o tesouro espiritual da Igreja, ou seja, o próprio Cristo, nossa Páscoa, o Pão vivo, cuja carne, vivificada pelo Espírito e vivificadora, dá a vida aos seres humanos, convidando-os, a oferecer em união com Ele a sua vida, seu trabalho, a criação", disse.
Dom Dominique argumentou ainda que "a Vida da Igreja é Comunhão e Missão. A vida em Cristo é indissociavelmente Comunhão e Missão, até as extremidades da Terra. O coração de Deus pulsa nesses dois movimentos. Pela Eucaristia a Igreja penetra neste coração e se une a ambos: pela Comunhão, ela se une a este Coração e pela Missão, ela se une mais ainda a Ele, dando testemunho dele", esclareceu.
Concluindo sua exposição, o bispo de Conceição do Araguaia Colocou algumas questões pertinentes:
1. "Se a Eucaristia é mistério tão poderoso, para suscitar a Missão, o que enfraquece o dinamismo missionários de tantos cristãos, inclusive daqueles que comungam ou presidem todos os dias?"
2. "Uma parte significativa de nossos católicos praticantes vive sem ligação com a comunhão eucarística. O que devemos fazer para que estes irmãos e irmãs re-encontrem a alegria de uma vida eucarística e missionária?"
3. "Existem dioceses no Brasil onde 90 a 99% das celebrações dominicais acontecem somente com a Palavra, sem a Eucaristia. Como dar passos diante dessa situação que limita a força evangelizadora?"
4. "Recebemos uma multidão de missionários de fora. E faz anos que a CNBB provocou um mutirão para a evangelização da Amazônia. Por que a nossa Igreja no Brasil permanece ainda tão tímida, tão pouca missionária, para a nossa própria Amazônia, e menos ainda, para o exterior?"
Essas e outras questões fomentaram discussões com a intervenção dos participantes no seminário.
Fonte: Revista Missões no CEN 2010