Por Monasa Narjara
O sacrário da igreja da comunidade são José Operário em Oriximiná (PA), da diocese de Óbidos (PA) “foi violado”. As hóstias consagradas “foram profanadas e jogadas ao chão” ontem (26) à tarde por vândalos. Segundo a nota da equipe de coordenação da comunidade, os indivíduos invadiram a igreja, “arrombando janelas”, danificando “portas e objetos litúrgicos” e adentrando espaços sagrados com total desrespeito” à fé.
Para a equipe de coordenação da comunidade são José Operário trata-se de um “ato de intolerância religiosa”, pois evidencia “um ataque direto à nossa crença e tradição religiosa”.
“Diante dessa violência, expressamos nossa indignação e tristeza”, disse a equipe destacando que “é inaceitável que, em uma sociedade que preza pelo respeito e pela liberdade de crença, ainda presenciemos atos de intolerância tão graves”.
“Religião alguma deve ser alvo de agressões e desrespeito”, frisou a equipe, conclamando “toda a comunidade a se unir em oração e a reafirmar, com ainda mais força, os valores de respeito, fraternidade e paz”.
“Não responderemos ao ódio com ódio, mas com fé e perseverança na luta por um mundo mais justo e tolerante”, disseram.
Ao final da nota, a equipe de coordenação da comunidade são José Operário pediu para as pessoas que tiverem qualquer informação sobre este ato que comuniquem aos representantes comunitários.