Dom Sérgio de Deus Borges, bispo da Região Episcopal Santana ordenou diácono o missionário da Consolata, Gratus Fiolenzo Mzena.
de Joseph Mampia*
No sábado, 10 de agosto, na Paróquia Nossa Senhora Consolata, zona Norte da capital paulistana, o missionário da Consolata Gratus Fiolenzo Mzena, natural da República da Tanzânia, foi ordenado diácono.
A celebração eucarística foi presidida por dom Sérgio de Deus Borges, bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo, Região Santana, nomeado bispo para a diocese de Foz do Iguaçu (PR), e teve animação dos professos de Teologia do Instituto Missões Consolata.
Na homilia, dom Sérgio enfatizou a missão do profeta, homem comprometido com a Palavra, chamado, capacitado e protegido por Deus. Falando do medo como obstáculo para responder “sim”, o bispo recordou o fundamento da esperança do cristão, que Deus sempre acompanha a quem chama.
Em relação ao diaconato, o Bispo insistiu no fato de que a missão do diácono, como a do profeta, volta-se a serviço da caridade e da proclamação da Palavra de Deus.
Coincidentemente, era dia de São Lourenço, mártir que dedicou-se aos pobres. Dom Sérgio fez ainda uma analogia ao diaconato, ressaltando que Gratus deve se lembrar que o serviço primeiro deve ser aos mais necessitados.