Encontro discute formação missionária em Santana

Dia 8 de fevereiro, encontro na Cúria da Região Episcopal Santana ofereceu formação missionária, com foco na Infância e Adolescência Missionária.

Por Otávio Hald Domingues

No dia 8 de fevereiro, sábado, cinco jovens e um casal, foram chamados pelo administrador paroquial, padre Edson Sacramento, da Paróquia Santo Antônio dos Bancários,  para participar de um encontro especial na Cúria da Região Episcopal Santana, zona norte da capital paulista.

otavioencontro1O objetivo do encontro foi a formação missionária, com foco na Juventude Missionária e Infância e Adolescência Missionária (IAM), uma obra pontifícia da Igreja que busca despertar o espírito missionário em crianças, adolescentes e jovens.

A programação estava prevista para se desenvolver durante toda a manhã do dia 8. Durante os dois intervalos que foram realizados, os participantes puderam se socializar com os jovens e adultos das várias paróquias da Região, na expectativa da continuidade do tema em suas realidades paroquiais.

Os presentes foram imersos em um ambiente de aprendizado, reflexão e interação. Cantaram, rezaram e aprenderam juntos. O encontro contou com a presença de dois palestrantes que enriqueceram a experiência com suas vivências missionárias.

O primeiro foi o padre Andrés Gustavo Marengo, coordenador de pastoral da Região Norte, que conquistou a todos com sua abordagem cativante. Com uma linguagem jovem e bem-humorada, ele conseguiu tornar o aprendizado leve e envolvente, arrancando sorrisos de todos os participantes. Sua capacidade de se conectar com as pessoas ali presentes demonstrou a importância de uma comunicação acessível e acolhedora em uma missão evangelizadora junto aos jovens. Ele detalhou como um jovem missionário deve agir e como pode propor mudanças na paróquia, buscando acolher outros jovens.

A segunda palestrante foi uma das coordenadoras da IAM, que nos explicou a estrutura, história e propósito do movimento. Ela destacou que as ações da IAM devem ser realizadas pelas próprias crianças e adolescentes, para que possam evangelizar outras
crianças e adolescentes. Mostrou também a importância do compromisso na evangelização e no apoio às comunidades.

A criação destes grupos missionários nas paróquias irá fortalecer a presença da juventude na Igreja, promovendo a evangelização e a ajuda ao próximo. Por meio das diretrizes da IAM, todos serão incentivados a desenvolver um olhar mais atento às
necessidades das comunidades, reforçando o lema: “Crianças e adolescentes ajudam e evangelizam crianças e adolescentes”.

A partir desta formação, a ideia é que os participantes retomem os conteúdos apresentados em suas paróquias, buscando envolver outras pessoas, para assim dar início às atividades cada um em sua comunidade. A expectativa é que se possa ampliar o alcance do trabalho missionário envolvendo as crianças e adolescentes pós  Primeira Eucaristia e acolher mais jovens nas paróquias.

No dia 22 de fevereiro, outro encontro foi agendado para refletir sobre o que foi vivido até o momento.

Esses encontros foram um marco para todos os participantes, chamados a servir e espalhar a mensagem do Evangelho. Essa tarefa  me encanta o coração, como ensina Marcos 16,15: "Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura."

Que essa caminhada seja guiada e impulsionada pelo Espírito Santo, ajudando no testemunho do amor ao próximo e no desejo de fazer a diferença no mundo!

Otávio Hald Domingues é jovem paroquiano da Paróquia Santo Antônio dos Bancários, São Paulo, SP.

Deixe uma resposta

5 − 5 =