O Papa Francisco nomeou nesta quinta-feira, 16 de janeiro, o Rev. Padre Jackson Murugara, Missionário da Consolata, até agora pároco e Reitor do Santuário da Consolata, na Arquidiocese de Nairobi, como Bispo Coadjutor da diocese de Meru no Quênia.
Por Redação *
Foto: Capuchin TV
Padre Jackson Murugara nasceu a 7 de abril de 1970 em Kamanyaki, Tharaka Nithi County, na Diocese de Meru. Ingressou no Instituto dos Missionários da Consolata onde realizou seus estudos e formação. Estudou filosofia no Instituto de Filosofia da Consolata em Nairobi, fez o ano de Noviciado em Sagana e a teologia no Instituto Missionário de Londres na Inglaterra. Emitiu a sua Profissão Perpétua a 18 de novembro de 2000 e foi ordenado sacerdote a 15 de agosto de 2001, na Diocese de Meru.
Desempenhou os seguintes cargos: vigário paroquial de Kagaene e Mujwa, na Diocese de Meru (2001-2002); vigário paroquial de Chiga, na Arquidiocese de Kisumu (2002-2003); Formador de postulantes no Seminário da Consolata em Nairobi (2003-2009); Licenciatura em Teologia Espiritual no Pontifício Instituto de Espiritualidade “Teresianum” em Roma (2011); Diretor dos Centros Pastorais Bethany House e Charity Home, na Diocese de Muranga (2011-2018).
Desde 2018 é Pároco e Reitor do Santuário da Consolata, na Arquidiocese de Nairobi.
O Superior dos Missionários da Consolata na Região do Quênia, Padre Zachariah Kariuki, saudou o novo bispo: “Parabéns, Padre, e que o Bom Deus, que o considerou digno de auxiliar a Igreja na Diocese de Meru, por intercessão de Nossa Senhora Consolata, de São José Allamano e das Bem-aventuradas Irene Stefani e Leonella Sgorbati, lhe conceda as graças necessárias no seu novo apostolado”.