A quinta Campanha da Fraternidade (CF) Ecumênica 2021 traz como tema "Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade" (Ef 2.14a) e lema: Fraternidade e diálogo: compromisso de amor.
Por Maria Emerenciana Raia
A Campanha da Fraternidade (CF) 2021 é ecumênica. Seu objetivo geral é convidar as comunidades de fé e pessoas de boa vontade a pensarem, avaliarem e identificarem caminhos para superar as polarizações e violências através do diálogo amoroso, testemunhando a unidade na diversidade.
Chamados a alcançar a unidade
Tendo como alvo esse objetivo maior, somos chamados a redescobrir a força e a beleza do diálogo como caminho de relações mais amorosas; denunciar as diferentes violências praticadas e legitimadas indevidamente em nome de Jesus; comprometer-nos com as causas que defendem a Casa Comum, denunciando a instrumentalização da fé em Jesus Cristo que legitima a exploração e a destruição socioambiental; contribuir para superar as desigualdades; animar o engajamento em ações concretas de amor ao próximo; promover a conversão para a cultura do amor, como forma de superar a cultura do ódio; fortalecer a convivência ecumênica e inter-religiosa; estimular o diálogo e a convivência fraterna como experiências humanas irrenunciáveis, em meio a crenças, ideologias e concepções, em um mundo cada vez mais plural e compartilhar experiências concretas de diálogo e convívio fraterno.
Histórico
A primeira Campanha da Fraternidade Ecumênica foi a de 2000 e trazia como tema Dignidade Humana e Paz e como lema Por um Novo Milênio sem Exclusões.
A segunda foi realizada em 2005, destacando a solidariedade e a paz, Felizes os que promovem a paz.
A terceira Campanha Ecumênica foi a de 2010, destacando a Economia, Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro.
A quarta CF ecumênica foi a de 2016, com o tema Casa Comum. Nossa responsabilidade e com o lema Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca (Am 5,24).
A Campanha da Fraternidade Ecumênica reúne as Igrejas: Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Presbiteriana Unida do Brasil, Episcopal Anglicana do Brasil, Sirian Ortodoxa de Antioquia, Aliança de Batistas do Brasil, Betesda e o Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular – CESEEP, além da Igreja Católica representada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB.
No dia 28 de março haverá a Coleta Nacional de Solidariedade, no Domingo de Ramos.