A capital da Polônia espera por dois milhões de jovens na Jornada Mundial da Juventude 2016.
Por Rádio Vaticano
“A de Cracóvia será uma JMJ social. Esperamos 2 milhões de jovens. E se cada um deles tiver ao menos 500 amigos, eis que alcançar 1 bilhão de pessoas não é uma utopia. Centenas de milhares de pessoas poderiam ser atingidas pela mensagem de misericórdia lançada pela Polônia”. É o que afirma o Padre Pawel Rytel Adrianik, porta-voz da Conferência Episcopal Polonesa (Cep), enquanto a cidade já está pronta para acolher o grande evento com o papa Francisco.
Mídias sociais, grandes catalizadoras do evento
A presença das mídias sociais terá um papel relevante na divulgação e sensibilização neste grande evento, onde estarão pela primeira vez também jovens do Estado da Palestina, da Síria, do Iraque, do Sudão do Sul e do Kosovo. Também pela primeira vez, catequeses em língua armênia e cambojana.
Espera-se para esta segunda JMJ em terras de São João Paulo II, resultados sociais ainda mais surpreendentes do que os obtidos em Madrid e Rio de Janeiro.
Um milhão e meio no facebook e mais de 200 mil no Twitter
A página Facebook, traduzida em 20 línguas, teve mais de 1,5 milhões de curtidas em todo o mundo. Por outro lado o Twitter, em 13 as línguas, conta com 220 mil seguidores. A hashtag para seguir o evento é #KRAKOW2016.
O videoclipe com o hino oficial do evento já foi visualizado no canal YouTube 3,2 milhões de vezes. Números importantes, portanto, que continuarão a crescer, graças também aos voluntários – de 31 países – comprometidos em levar com as redes sociais a mensagem da JMJ a todos os lugares, cobrindo todos os fusos horários.
A JMJ também no Instagram, Snapchat, Pinterest, Flickr
A JMJ também está presente no Instagram, Snapchat, Pinterest, Flickr e nas outras redes sociais menores. Além disto, para permitir aos participantes terem informações úteis durante a sua estadia em terras polonesas, foi projetado um aplicativo gratuito, disponível em nove línguas, e que compreende também um mapa e um guia móvel.