Em comunhão com a Igreja, a Pastoral da Aids tem como missão evangelizar homens e mulheres
Por CNBB, com Pastoral da Aids
A Pastoral da Aids do Regional Nordeste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está completando 10 anos de atuação no enfrentamento à epidemia do HIV/Aids e no acolhimento a pessoas que vivem com a doença no estado do Ceará.
Em comemoração aos 10 anos, a Pastoral realizará a Assembleia Regional, na Praia do Presídio em Aquiraz (CE), nos dias 29 a 31 de janeiro. Participarão do encontro a coordenação nacional e diocesana da Pastoral, composta pelos freis capuchinhos José Bernardi e Luiz Carlos Lunardi, e a fundadora da Pastoral da Aids no Ceará, a irmã Deuza Cardoso, vinda do Haiti.
A assembleia contará ainda com a presença de vários agentes de pastorais do regional.
Pastoral da AIDS
Em comunhão com a Igreja, a Pastoral da Aids tem como missão evangelizar homens e mulheres. Atenta às necessidades das pessoas que vivem com HIV, a Pastoral trabalha na prevenção e contribui com a sociedade na contenção da epidemia, envolvendo os cristãos na luta contra a doença.
Além de prestar assistência aos soropositivos, a Pastoral da Aids forma lideranças para atuarem como multiplicadoras de informação preventiva, capazes de orientar as pessoas para a assistência, como também na atuação no campo dos direitos humanos, das políticas públicas e controle social.
Nestes últimos 10 anos mais de 100 mil pessoas foram orientadas e assistidas pela Pastoral. Presente em mais de 30 cidades, como em paróquias das dioceses de Crato, Iguatu, Limoeiro do Norte, Tianguá, Sobral e Quixadá, a Pastoral, também, atua na arquidiocese de Fortaleza. Atualmente, cerca de 200 agentes voluntários desenvolvem atividade no estado do Ceará, a serviço da vida.