Juventude Missionária do Brasil inicia Assembleia Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé

É o pensar a vida na sua integralidade, pensar a vida em harmonia,

Por POM
Foto: Arquivo POM

dsc_0046

A Juventude Missionária do Brasil participa nos próximos dias 09 a 13 de dezembro, na sede nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília, da 8ª Assembleia Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF). O encontro que ocorre anualmente reúne os coordenadores estaduais da Juventude Missionária (JM), além de representantes das Famílias Missionárias e dos grupos de Idosos e Enfermos Missionários.

Segundo os organizadores, o objetivo de ouvir as realidades e propor atividades que venham contribuir para a Igreja missionária.

No aniversário de 10 anos da Juventude Missionária e com a assessoria de Gilberto Vieira, do Conselho Indigenista Missionário (Cimi),   a Assembleia irá estudar o conceito da cultura do Bem Viver, que será assumida pelos grupos de juventude missionária.

O conceito do “Bem Viver”, filosofia indígena do Sumak Kawsay, foi incorporada nas constituições de países como o Equador e a Bolívia e representa uma importante contribuição dos povos originários para a crise atual. Em linhas gerais prevê: vivência em comunidade, onde todos se preocupam com todos, incluindo viver em equilíbrio com o meio ambiente.

“É o pensar a vida na sua integralidade, pensar a vida em harmonia,” comenta Guilherme Cavalli, secretário nacional da Propagação da Fé. “É preciso recuperar o desejo transformador e a construção de uma comunidade que se paute na solidariedade concreta”.

Além de avaliar a caminhada deste ano, os participantes partilham experiências e planejam as atividades para 2016.

Durante a Assembleia, serão discutidas formas de celebrações juvenis para a vivência da missão e a construção do caminho do discípulo a partir da escuta e do seguimento.

Uma das iniciativas já propgramada para 2016 é a realização da Missão Sem Fronteiras que reunirá mais de 50 jovens que trabalham com as obras missionárias. A experiência acontecerá de 5 a 15 de janeiro em Ananindeua, no entorno de Belém do Pará.

Serviço
VIII Assembleia Nacional da Propagação da Fé
Data: 09 a 13 de dezembro de 2015
Local: sede das POM - SGAN 905 – Conj. “B”- Brasília (DF). Tel.(61) 3340 4494
Público: coordenadores e representantes estaduais da Obra da Propagação da Fé (Juventude Missionária, Famílias Missionárias e Idosos e Enfermos Missionários).

Fonte: POM

Deixe uma resposta

treze − 12 =