Reunião contou com 12 membros das Cáritas dos países de língua portuguesa
Por CNBB
Foto: Arquivo CNBB
O bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Steiner, encontrou-se ontem, 11 de novembro, com representantes das Cáritas nacionais dos oito países de língua oficial portuguesa. Na ocasião, dom Leonardo falou sobre a Campanha da Fraternidade Ecumênica que acontecerá em 2016.
Dom Leonardo explicou a finalidade da Campanha e apresentou o texto-base. Disse que a abertura da Campanha acontece na Quarta-feira de Cinzas. "Portanto ela tem um sentido de conversão. A ideia principal é a levar o cristão a uma mudança de vida”, acrescentou.
A Campanha da Fraternidade 2016 terá como tema “Casa comum, nossa responsabilidade” e lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Amós 5,24). A CFE 2016 chamará a atenção para a questão do saneamento básico no Brasil, considerado m direito fundamental.
Esta é a quarta vez que a Campanha é realizada em parceria entre a CNBB e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), do qual fazem parte as igrejas Católica Apostólica Romana, Episcopal Anglicana do Brasil, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Sirian Ortodoxa de Antioquia e Presbiteriana Unida. As Campanhas Ecumênicas ocorreram em 2000 (Dignidade humana e paz); 2005 (A Fraternidade e paz); 2010 (Economia e Vida).
Ao final da reunião, o bispo apresentou aos participantes o banner oficial da CFE 2016 e os subsídios que a acompanham.