Por Agência Lusa
Mais de 1.550 imigrantes a bordo de sete embarcações foram resgatados hoje (10) ao largo da Líbia, anunciou a Guarda Costeira italiana, que coordena as operações de vigilância na região.
Enquanto centenas de imigrantes resgatados nos dias anteriores foram desembarcados no Sul da Itália, o navio Phoenix, fretado pela organização não governamental Médicos Sem Fronteiras e a organização maltesa Moas, prestaram auxílio a duas barcas com 230 pessoas a bordo.
O navio humanitário resgatou em seguida 125 outras pessoas socorridas a bordo de uma terceira embarcação pelo navio irlandês Niamh. O navio Fenice da Marinha italiana socorreu outros 77 migrantes a bordo de uma quarta embarcação, e o Fiorillo da Guarda Costeira italiana deu abrigo a 345 que se encontravam em outro barco à deriva.
O último balanço do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, divulgado na semana passada, indicou que 240 mil migrantes chegaram à Europa, depois de atravessarem o Mediterrâneo, desde o início do ano - 98 mil na Itália e 124 mil na Grécia - e mais de 2,1 mil morreram durante a tentativa de travessia.