Nei Alberto Pies *
Senhor Deus, Deus de Amor e Misericórdia!
Tende compaixão de nós, pois caímos facilmente em tentação de nos acharmos pessoas superiores, melhores e mais iluminadas do que os outros.
Sabemos, Senhor, que a ideologia é que nos move na construção do mundo que imaginamos e fazemos a partir de nossos ideais. Buscamos, permanentemente, nos humanizar, mas temos dificuldades imensas de considerar os que são, agem e pensam diferente de nós.
Ao sair da Audiência Pública sobre o Plano Municipal de Educação de Passo Fundo, nesta noite de quarta-feira, dia 08 de julho de 2015, percebi que nem sempre os irmãos cristãos amam e enxergam o seu próximo do mesmo jeito; que muitos cristãos tem dificuldades de aceitar as diferenças que se expressam na sexualidade, no amor, no modo de viver a vida, a escola e a família.
Senhor, vós que sois o Deus da vida, ajude-nos a superar a tentação de acusar, condenar e executar sentenças que impedem muitas pessoas viver a sua liberdade de ser.
Gente sempre é gente, assim deveria ser considerada, independente de sua condição social, econômica, de gênero, de etnia, independente da família em que foi educada.
Ajude-nos, muito, neste momento em que facilmente nos cegamos pelas ideais fundamentalistas que tem a necessidade de enquadrar todos no seu modo de ser, pensar e agir!
Como cristão lhe peço discernimento para falar e praticar o amor e a compaixão a todos os seres humanos que, como eu, tem o grande desafio de humanizar-se para tornarmo-nos seres humanos cada vez melhores a partir do respeito, da reverência e da consideração a todas as criaturas que são obras de sua criação!
Amém!
* Nei Alberto Pies, professor e ativista de direitos humanos.