Assembleia Geral das Pontifícias Obras Missionárias discute apoio à missão universal

Assessoria de Imprensa

Começa nesta segunda-feira, 01 de junho, os trabalhos da Assembleia Geral Anual das Pontifícias Obras Missionárias (POM), na Casa de Exercícios dos Salesianos, em Roma. Os diretores nacionais das POM provenientes de todos os continentes, com o presidente e os secretários gerais das quatro Obras, se encontrarão na reunião anual que terá a Sessão pastoral nos dias 1, 2 e 3 de junho e a Sessão ordinária nos dias 4, 5 e 6 de junho.

O diretor das POM no Brasil, padre Camilo Pauletti viajou a Roma para participar do encontro.

Os trabalhos serão abertos com palestras do cardeal Fernando Filoni, prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, e do arcebispo Protase Rugambwa, secretário adjunto da Congregação para a Evangelização dos Povos e presidente das POM. A Sessão pastoral será dedicada ao tema "Como apoiar a missão universal hoje e amanhã" e terá como relator o cardeal Orlando Quevedo, arcebispo de Cotabato (Filipinas).

Quinta-feira, 4 de junho, terá início a Sessão ordinária da Assembleia, durante a qual os Secretários gerais das quatro Obras Pontifícias Missionárias apresentarão relatórios sobre o ano passado, a previsão do balanço e os pedidos de subsídio para os vários projetos em programa.

Tomarão a palavra o secretário geral da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, padre Ryszard Szmydki, OMI; padre Fernando Domingues, MCCJ, secretário geral da Pontifícia Obra de São Pedro Apóstolo; a Dra. J. Baptistine Ralamboarison, secretária geral da Pontifícia Obra da Infância Missionária; padre Vito Del Prete, PIME, secretário geral da Pontifícia União Missionária, além de diretor do CIAM e da Fides. Após as palestras, estão previstas intervenções, debates e a aprovação dos projetos. A última palestra será de monsenhor Silvano Rossi, encarregado da administração.

Sexta-feira, 5 de junho, o papa Francisco receberá em audiência os participantes da Assembleia. O programa dos trabalhos prevê encontros dos diretores nacionais por continente, a análise das decisões da Assembleia, a aprovação dos balanços e dos projetos, e enfim, as considerações finais. O pronunciamento conclusivo do presidente das POM, dom Rugambwa, encerrará os trabalhos da Assembleia sábado, 6 de junho.

Com informações da Agência Fides

Fonte: www.pom.org.br

Deixe uma resposta

cinco × 3 =