Cimi Região Norte I realiza Assembleia em Roraima

Philip Njoroge

O Conselho Indigenista Missionário Regional Norte I realizou a sua XXXV Assembleia em Boa Vista, Roraima, entre os dias 5 e 12 de fevereiro de 2015. Cerca de 100 participantes se reuniram na Casa de Cura, entre missionários e missionárias das equipes do CIMI Regional Norte I, lideranças indígenas e convidados. A Região Norte I é composta pelas Regiões Tefé, Rio Madeira (Borba, Humaitá), Vale do Javari (Tabatinga, Atalaia do Norte), do Alto Rio Negro (Barcelos), Rio Purus (Lábrea, Tapauá), Sede, em Manaus, PIAMA e Roraima.

Os trabalhos da Assembleia foram iniciados com Ir. Idalina dando as boas vindas aos participantes, acolhendo a todos com alegria. Após as apresentações, as equipes iniciaram os estudos dos temas: mineração, Roraima e Javari; urbanização e Povos Indígenas, Rio Madeira, PIAMA e Lábrea e Política Partidária, equipes de Tefé, Barcelos e Sede.

Os participantes partilharam suas atividades, avanços e desafios, além da perspectiva de continuidade de serviço junto aos Povos Indígenas. Logo em seguida, Saulo Feitosa apresentou o tema da Assembleia sobre o projeto do Bem Viver, em contraposição ao capitalismo. "Estamos trabalhando para criar as condições materiais e espirituais para construir e manter o Bem Viver, que se define também como vida harmônica em permanente construção" (David Coquehuanca). É bom anotar que Bem Viver significa valorizar a dimensão humana afetiva e espiritual, ter acesso e utilização dos bens materiais em harmonia com a natureza e as pessoas, pois não se pode viver bem se os demais vivem mal e a natureza é depredada.

No dia 9, à noite, houve o lançamento do livro "A ditadura militar e o genocídio do Povo Waimiri-Atroari por Ejidio, no auditório Alexandre Borges na Universidade Federal de Roraima. O lançamento foi organizado pelo Conselho Indigenista Missionário Regional Norte I e a Diocese de Roraima.

No dia 11 os participantes realizaram a dinâmica da árvore, que tem como mensagem a necessidade do enraizamento do ser humano (fortalecimento interior) e através do exemplo das raízes aéreas, perceber a necessidade da conexão com outras pessoas. É necessário colocar os pés no chão, se despir, interiorizar-se e estar em silêncio para a conexão conosco mesmo e com a natureza. Isto é importante para colocarmos em prática a missão do Bem Viver na missão.

Compareceram ao Encontro os bispos de Borba, Tefé, Alto Solimões, Rio Negro, Roraima, Parintins, Coari, Manaus e Itacoatiara. além do bispo emérito de Coari e o Secretário Regional da CNBB. O bispo de Roraima, dom Roque Paloschi falou da importância dos missionários nas Regiões junto aos povos indígenas e que a Igreja se faz presente nas aldeias através dos mesmos. Ele sempre tem apoiado as lutas dos povos indígenas em Roraima, e se coloca à disposição para continuar somar junto ao CIMI na causa dos pequenos e desfavorecidos. O bispo do Rio Negro, dom Edson Damian contou suas experiências junto aos povos indígenas e os trabalhos desenvolvidos na região em prol daqueles povos. Os demais bispos falaram da importância da missão do CIMI, a disponibilidade dos missionários e colocaram-se à disposição para dialogar com o Regional e equipes sobre a questão indígena. O arcebispo de Manaus, dom Sérgio Castriani pediu ajuda do CIMI para lidar com a questão dos indígenas da cidade e buscar caminhos para discutir este assunto. Tem dificuldade de saber qual a direção a seguir diante do desafio com o aumento de povos indígenas na capital do estado. Todos desejaram boa missão aos missionários do CIMI e que estarão rezando para que os indígenas possam assegurar seus direitos, bastante violados pelo sistema neoliberal que oprime e agride os direitos dos povos indígenas.

Durante a Assembleia, dois momentos de lazer. No dia 10 de fevereiro um passeio pela área histórica onde se encontra a terra indígena que se chama Pedra Pintada. Houve ainda uma peça de teatro realizada numa casa por uma família colombiana que se encontrava na cidade de Santa Cecília, próximo a Boa Vista.

No final da Assembleia foi feita a programação do Cimi da Região Norte I para o ano de 2015.

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

dezenove + dezesseis =