COP20: cristãos em defesa dos mais fracos e de seus sofrimentos

Assessoria de Imprensa

Depois de duas semanas de intensas negociações no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, Cop20, realizada em Lima (Peru) de 1º a 12 de dezembro, os 196 países participantes aprovaram o documento "Apelo de Lima para a ação sobre mudanças climáticas".

Depois de uma forte resistência por parte dos países mais ricos, considerados os mais poluidores do planeta, o esboço que deverá se tornar um acordo global a ser assinado em 2015, durante a Cop21 que se realizará em Paris (França), foi ratificado sem propostas concretas.

A nota da Conferência Episcopal Peruana refere a declaração conjunta dos bispos de vários continentes (América, Ásia, África e Europa) que estavam presentes no encontro. "Fiéis à opção evangélica pelos pobres, trabalhamos lado a lado com as comunidades mais vulneráveis e excluídas, e não podemos ignorar os problemas climáticos que lhes interessa. A nossa mensagem aos líderes do mundo e a todas as pessoas de boa vontade se baseia na experiência e no sofrimento das comunidades pobres", lê-se nas primeiras linhas do documento.

A declaração é um apelo para reconhecer a importância de envolver todos na defesa da Criação, e para levar em consideração temas como mudança climática, justiça climática, dimensão ética da mudança, modelos de desenvolvimento, para propor pontos concretos para a ação.

Fonte: www.pom.org.br

Deixe uma resposta

3 × 1 =