Odaril José da Rosa
A Encíclica Sancta Dei Civitas (A Cidade Santa de Deus) do papa Leão XIII, escrita em 1880, lembra que a Igreja cresce principalmente pelo sopro interior do Espírito Santo, mas que, exteriormente, o crescimento acontece pelo trabalho de homens e mulheres, e que todos devem colaborar.
O papa Francisco em sua Mensagem para o Dia Mundial das Missões 2014, celebrado neste domingo, dia 19, afirma: "Ainda hoje há tanta gente que não conhece Jesus Cristo. Por isso, continua a revestir-se de grande urgência a missão ad gentes, na qual são chamados a participar todos os membros da Igreja, pois esta é, por sua natureza, missionária: a Igreja nasceu em saída".
Em resposta a esta convocação do papa Francisco, os bispos do Regional Sul 2 da CNBB (Paraná) enviaram no dia 27 de setembro, três missionários para a Guiné Bissau, na África. Eles vão iniciar uma missão Católica na Cidade de Quebo, que pertence à diocese de Bafatá. Os diáconos permanentes Pedro Avelino Lang e Metódio Retexin e o leigo Odaril José da Rosa chegaram no dia 14 de outubro naquele país e juntamente com dom Pedro Zilli, bispo brasileiro de Bafatá, estão iniciando os preparativos para a Missão da Igreja do Paraná em Quebo, distante 110 km da sede da diocese.
Nesta sexta-feira (17), haverá uma reunião com representantes das autoridades civis, tradicionais e líderes religiosos da comunidade local, para apresentação dos missionários; no domingo (19), Dia Mundial das Missões, às 10 horas (horário local), haverá a missa de inauguração oficial da primeira representação Católica com residência fixa na cidade de Quebo. Na Celebração, dom Pedro irá lançar o Plano de Ação Pastoral da diocese de Bafatá para os próximos três anos e a Carta de Implementação da Pastoral do Dízimo na Igreja da Guiné Bissau, realçando desse modo a importância do momento que a diocese e toda a Igreja da Guiné Bissau está vivendo com a chegada dos novos missionários. A Missa de domingo poderá ser acompanhada online pela rádio Sol Mansi a partir das 8hs no endereço: vozdaverdade.listen2myradio.com
Fonte: www.pom.org.br