Ecclesia
Concurso «Faz o teu vídeo, mostra-nos a tua missão» em nova edição
O Instituto Missionário da Consolata promove até outubro uma nova edição do concurso ‘Faz o teu vídeo, mostra-nos a tua missão', com o qual desafia os jovens a partilharem um vídeo de dois minutos.
"Mais que pelo sucesso do concurso, é pelo sucesso do voluntariado em Portugal e de tantos jovens que durante as férias dedicam o seu tempo e a sua vida ao serviço dos mais pobres e de quem precisa", explica o padre António Fernandes, superior provincial dos Missionários da Consolata (MC), sobre a segunda edição da iniciativa.
"Nós queremos fazer uma homenagem a todos esses jovens portugueses que partem para esses países de África ou da América ou ficam em Portugal", acrescentou o sacerdote em entrevista ao programa ECCLESIA que é transmitido hoje na RTP2 (15h30).
Com este concurso, para jovens entre os 16 e os 25 anos, os Missionários da Consolata pretendem a "promoção e valorização do voluntariado jovem e a partilha criativa de valores missionários através da utilização de novos meios de comunicação",
Os jovens para participarem precisam apenas de um smartphone/telemóvel ou câmara fotográfica para captarem as imagens afinal o que interessa "é a criatividade" e a partilha do "que foi a beleza da partida ao encontro do outro", realça o padre António Fernandes.
‘Faz o teu vídeo, mostra-nos a tua missão' é também um concurso aberto a todas as expressões de voluntariado: "A todas as pessoas, todos os jovens que dedicam o seu tempo ao serviço dos outros e que vivem a sua missão, muçulmanos, budistas", desenvolve o superior provincial dos Missionários da Consolata.
Da sua experiência de 20 anos de missão, o sacerdote partilha ainda o que deve a atitude de todos os missionários: "O missionário vai para partilhar este Deus que já se encontra presente na sua vida de missionário e destes povos com os quais vai entrando em contacto".
Os vídeos devem ser enviados até 1 de outubro de 2014 e o prémio "consiste no pagamento de uma viagem a um campo de missão", explicam os Missionários da Consolata.
O padre António Fernandes destaca ainda a "aposta ganha" nas novas tecnologias, "um veículo extremamente importante para comunicar", e o desafio interno de mostrarem o que fazem no dia-a-dia.
"A comunicação é este desafio a criar, a estar atentos e a mostrar tudo o que é belo quando estamos disponíveis a Deus para receber esta nova criação que ele faz em nós e para criar tudo de novo", reforça o responsável.
Fonte: Site Ecclesia