"As pessoas são o foco e valor da comunicação", afirma padre Spadaro no 4º Encontro da Pascom

Steven Gichohi Ngari

Com o tema "Comunicações, desafios e possibilidades para evangelizar na era da cultura digital" foram abertos no dia 24 de julho, quinta-feira à noite, o 4º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (PASCOM) e o 2º Seminário Nacional de Jovens Comunicadores, em Aparecida, São Paulo.

Mais de 900 representantes de todo o Brasil estão participando do Encontro, que teve início às 19h30, com a acolhida de dom Darci Nicioli, bispo auxiliar da Arquidiocese de Aparecida, representando dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo.

Em sua fala inicial, dom Darci afirmou que todos os Encontros da PASCOM sempre se realizaram em Aparecida e que a Pastoral já foi consagrada à Nossa Senhora, portanto todos devem se sentir "bem acolhidos na casa da Mãe Aparecida".

A conferência da abertura teve como o palestrante o padre Antonio Spadaro, jesuíta, doutor em teologia, diretor da Revista Civiltà Cattolica e escritor na área da web. Ele começou sua fala dizendo que "não existe internet, não existe rede, não existe tecnologia na comunicação. Existem as pessoas, que devem ser o foco e o valor da comunicação".

"A Igreja é chamada a partilhar suas experiências através dos meios de comunicação. O importante não é postar mensagens e imagens religiosas na rede. Isso não ajuda ninguém. Nós temos que dar vida à rede. A mensagem e a imagem religiosa devem ser animadas através de uma experiência de fé. Isso é o que atrai e faz relações humanizantes", afirmou Spadaro.

O Encontro da PASCOM e o Seminário de Jovens Comunicadores estão sendo realizados ao mesmo tempo, de maneira integrada. O evento se encerrará no domingo, dia 27, ao meio dia.

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

11 − dez =