Zenit
Sob o lema "Eu e minha família serviremos ao Senhor", os bispos, secretários executivos, delegados nacionais de Comissões da Família e da Juventude das Conferências Episcopais, Movimentos e Institutos de Família se reunirão, de 4 a 09 de agosto, no Panamá, para o Primeiro Congresso Latino Americano para a Pastoral Familiar.
O encontro foi organizado pelo Departamento da Família, Vida e Juventude do Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM) e da Arquidiocese do Panamá. Com o apoio e a participação do Conselho Pontifício para a Família, o Pontifício Instituto João Paulo II, e a Rede de Institutos Universitários Latino-americanos da Família (REDIFAM).
Os membros da Presidência do CELAM, reuniram-se com o Papa Francisco em 27 de maio no Vaticano. Naquela ocasião, falou-se sobre a organização do Primeiro Congresso Latino-Americano de Agentes da Pastoral Familiar. O Santo Padre "expressou sua preocupação com os problemas da família e da visão, por vezes, muito reducionista, em alguns setores da Igreja e da sociedade." Da mesma forma, o Papa "também se referiu à situação de muitas famílias separadas pelos fenômenos migratórios e convidou o CELAM a continuar o trabalho no âmbito das migrações e do deslocamento por várias motivos, para que a família permaneça unida e cresça em valores humanos e cristãos", lê-se em nota da Assessoria de Imprensa do Congresso.
Durante o evento, foram abordados temas como "Família e Educação", "Família e Comunicação", "Família e Vida", "Família e Economia" e "Família e Evangelização". Estarão presentes como relator Dom João Carlos Petrini, bispo de Camaçari - Brasil e presidente da Comissão Episcopal da Pastoral para Vida e Família; Dom Vincenzo Paglia, presidente do Pontifício Conselho para a Família e Dom Santiago Silva Retamales, secretário-geral do CELAM, que será responsável pelo retiro espiritual.
O Congresso tem um duplo objetivo. A organização explica que de um lado está o "impulsionar a reflexão, a partir das ciências sociais, teologia e pastoral, sobre a família como fonte de riqueza social, para fortalecer o senso do valor social da família e promover a sua constituição e sua missão no contexto social e eclesial como discípulo missionário vital para a plena comunhão e vida missionária no continente ", e por outro lado, "será um Congresso onde o protagonista será a família, pois a coordenação será feita por casais e serão apresentados testemunhos."
Fonte: www.zenit.org