Mensagem final do XII Encontro de Pastoral Afroamericana (EPA)

Os participantes do XII EPA *

Os/as 250 participantes do XII EPA, realizado em Guayaquil, Equador, Leigos/as, Mulheres, Homens, Sacerdotes, Religiosos/as, Diáconos, Jovens e Bispos, delegados de 12 países do Continente Latino-Americano e do Caribe, convocados pelo SEPAC e pela Pastoral Afro-Equatoriana, depois de refletir sobre a realidade do povo afro no Continente, iluminados/as pela Palavra de Deus, acompanhados pela presença da Virgem Aparecida e alimentados/as pela Eucaristia, expressamos o seguinte:

Seguiremos defendendo os autênticos valores culturais e espirituais do povo Afroamericano e Caribenho, especialmente dos oprimidos, indefesos e marginalizados, diante das forças avassaladoras das estruturas de pecado que se manifestam na sociedade moderna (DA 532).

Continuaremos apoiando o diálogo entre cultura negra e fé cristã e suas lutas por justiça social, incentivando a participação ativa dos/as Afroamericanos/as e Caribenhos/as nas ações pastorais das nossas Igrejas e do CELAM (DA 533).

Denunciamos as ameaças em sua existência física, cultural e espiritual, nos modos de vida, nas identidades, na diversidade, nos seus territórios e em seus projetos de vida, que sofre o nosso povo afro em todo o Continente, como consequência da globalização econômica, cultural que põe em perigo nossa própria existência como povo diferente (DA 90); comprometemo-nos a trabalhar na globalização da solidariedade, urgindo aos governos nacionais, às Organizações dos Estados Americanos e das Nações Unidas que nos apoiem em nossos esforços.

Assumimos a Missão Permanente proposta pelo CELAM com fé, esperança e alegria, que nos permita viver um novo Pentecostes eclesial y social, com a força da juventude, participando nos processos de desenvolvimento, na resiliência e na resistência das mulheres e dos homens, na ternura das crianças e na riqueza dos nossos/as mais velhos/as.

Este encontro de Pastoral Continental está marcado por muitos desafios e grandes esperanças, motivados pelas palavras do Profeta Afro, Sofonias considera que quando o povo se organiza e se deixa guiar por Deus, pode celebrar a festa da vida: "... O Senhor teu Deus está a teu lado como valente libertador! Por tua causa ele está contente e alegre, apaixonado de amor por ti, por tua causa está saltando de alegria, como em dias de festa" (Sofonias 3, 15-17).

* Guayaquil, Equador, 20 de Julho de 2012. Os/as Participantes

Fonte: Pastoral Afro

Deixe uma resposta

2 × um =