Demétrio Valentini *
Venho desejar que todos celebrem a Páscoa com alegria, na certeza da ressurreição do Senhor.
Como todos os anos, a festa da Páscoa nos ajuda a descobrir os caminhos da vida, e seguir confiantes por eles. A Campanha da Fraternidade sobre a Saúde Pública nos animou a inverter a dinâmica da doença, para transformá-la em motivo de solidariedade, e de identificação mais profunda com o mistério pascal de Cristo, cujo sofrimento se transformou em fonte de salvação para toda a humanidade.
Com a força que nos vem do Senhor da Vida, que saiu triunfante do sepulcro, nos propomos enfrentar o desafio da droga, cuja ilusão perverte as consciências dos traficantes, arruína pessoas e desgraça tantas famílias. A Páscoa vem sempre revestida de memória dos fatos passados, que foram integrados no mistério de Cristo.
Neste ano a Igreja nos pede para recordar o maior acontecimento que ela teve em nossa época, o Concílio Vaticano II, que completa 50 anos de sua abertura. Reunida em Concílio, a Igreja se animou a empreender uma profunda renovação de sua vida e de suas estruturas, para estar mais pronta para a missão que Cristo lhe confiou.
As orientações do Concílio sobre a renovação da Igreja foram tão amplas, que permanecem válidas até hoje. Simbolicamente vamos recordar o Concílio na Romaria deste ano. E procuraremos seguir suas orientações colocando em prática o nosso Plano Diocesano de Pastoral.
Com a certeza da Vitória do Cristo Ressuscitado, e com os renovados votos de Boa Páscoa para todos, com minha bênção.
* Dom Demétrio Valentini é bispo de Jales/SP.
Fonte: www.cnbb.org.br