Jaime C. Patias
Uma celebração eucarística realizada na capela do Centro Missionário José Allamano, em São Paulo, marcou nesta quinta-feira (29), a posse da nova Direção Regional do Instituto Missões Consolata no Brasil. Eleita pela Assembleia da congregação na última sexta-feira (23), a Direção Regional tem como Superior o padre Elio Rama, 57, e Vice-Superior o padre Moisés Facchini, 64. Os padres Giovanni Crippa, 52, Jaime Antônio Díaz Cadavid, 64, e Cláudio Cobalchini, 59, compõem o Conselho.
O novo Superior agradeceu a Direção precedente na pessoa do padre Lírio Girardi e demais membros do Conselho, pelos trabalhos realizados durante o mandato. Saudou a presença do padre Aquileo Fiorentini, que esteve à frente do Instituto em Roma, por 12 anos, como Conselheiro e Superior Geral. Padre Aquileo está de passagem por São Paulo acompanhado pelo padre Michelangelo Piovano que também participou da celebração.
"Não caminhamos sozinhos", afirmou padre Elio dirigindo-se aos seus missionários. "Na medida em que abrirmos o nosso coração e nossa mente à Palavra de Deus, teremos uma luz que clareia e nos encoraja para enfrentar os desafios", sublinhou. Recordando a festa dos Arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel, o padre Superior fez um apelo para que cada um se deixe guiar, acompanhar e fortalecer por Deus. "Na nossa Assembleia e no retiro, refletimos sobre o nosso futuro, tendo em mente também o passado e o presente. Vemos muitos desafios, mas podemos enfrentá-los na medida em que cada um abrir seu coração a Deus com disponibilidade para realizar a Missão", afirmou fazendo um apelo à conversão. "Vimos isso durante a nossa Assembleia e ouvimos as propostas do XII Capítulo Geral que pediu mudança e coragem para mudar o que for necessário. Isso virá através do nosso testemunho, da caridade, da humildade, num espírito de oração, na Eucaristia, na escuta da Palavra e com Maria. Que o Senhor nos ilumine e os santos arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel nos protejam na caminhada", concluiu o padre Superior.
Em seguida, padre Elio Rama e padre Moisés Facchini fizeram a profissão de fé, e os demais membros do Conselho juraram fidelidade à Igreja e ao Instituto Missões Consolata, no desempenho de suas funções. A nova Direção Regional conduzirá a Congregação no Brasil nos próximos três anos.
Os missionários da Consolata chegaram ao Brasil em 1937 e hoje contam com cerca de 50 membros de várias nacionalidades atuando nos estados de São Paulo, Paraná, Bahia e Distrito Federal. Além disso, no Seminário Teológico Internacional encontram-se 18 seminaristas provenientes de seis países.
Fonte: Revista Missões