Marcos Reigota **
Resumo: O trabalho aborda as estratégias e práticas discursivas da Monsanto no Brasil em relação aos transgênicos e é um dos resultados da pesquisa em realização "Discursos contemporâneos sobre a natureza e as suas relações com a educação ambiental" financiada pelo Cnpq- Conselho Nacional de Pesquisa Científica.
O artigo é pautado em documentos publicitários difundidos pela Monsanto no Brasil e em artigos que mostram como que os transgênicos foram tema de controversos debates sociais, políticos e científicos, antes e depois da liberação da primeira safra de soja transgênica produzida clandestinamente no Brasil.
Como questionamento é apresentado o papel da educação ambiental frente aos desafios trazidos pela tecnociência (transgênicos) numa sociedade em que a influência política dos meios de comunicação de massa e a carência de cultura escolar de grande parte da população são características marcantes.
Palavras-chave: Transgênicos. Monsanto. Brasil. Educação ambiental.
* Trabalho apresentado no VI Congresso do Conselho Europeu de Pesquisas sobre a América Latina (CEISAL) , na Universidade de Toulouse de 30/06/ a 03/07/2010- Esse texto é resultado de pesquisa realizada com Bolsa de Produtividade Científica do CNPq.
* * Marcos Reigota, Programa de Pós-graduação em Educação Universidade de Sorocaba, SP. Email:
marcos.reigota@prof.uniso.br
Para acessar o artigo A Monsanto no Brasil: Discursos publicitários e tecno-científicos sobre os transgênicos, de Marcos Reigota, na íntegra clique aqui (arquivo no formato PDF, com 384 Kb)
Fonte: www.ecodebate.com.br