Jaime C. Patias
O XII Capítulo Geral dos Missionários da Consolata, IMC, que acontece desde o dia 09 de maio em Roma, elegeu, hoje dia 08 de junho, o Pe. Stefano Camerlengo como Superior Geral que dirigirá a Congregação nos próximos seis anos.
Padre Stegfano, nascido em 11 de junho de 1956 a Morrovalle, província de Macerata (Itália) estudou filosofia em Turim e teologia na Universidade Gregoriana em Roma. Foi ordenado padre em 1984, em Wamba, nas Missões da República Democrática do Congo, onde trabalhou na pastoral, na formação e promoção humana. Desempenhou a função de Vice Superior regional e depois Superior Regional da Região IMC do Congo. Desde 2005 vinha exercendo o cargo de Vice Superior Geral IMC, durante o mandato do Pe. Aquiléo Fiorentini.
Fundado em Turim, norte da Itália, em 29 de janeiro de 1901 pelo Bem-aventurado José Allamano (1851-1926), o Instituto Missões Consolata tem como carisma a Missão Ad Gentes além-fronteiras e seguindo a metodologia de seu fundador, fez da promoção humana e da evangelização os dois valores fundamentais e irrenunciáveis das culturas locais. Hoje, a congregação conta com cerca de mil missionários entre padres e irmãos religiosos, que atuam em 24 países, de quatro continentes: Europa (Itália, Espanha, Portugal, Inglaterra, Polônia); África (Costa do Marfim, República Democrática do Congo, África do Sul, Moçambique, Tanzânia, Quênia, Djibuti, Uganda e Etiópia); América (Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, México, Estados Unidos, Canadá, Venezuela); Ásia (Coréia e Mongólia).
Fonte: Revista Missões