CEN 2010: ???Eucaristia e Missão??? é tema debatido no Simpósio de Teologia

Jaime C. Patias, em Brasília

Na tarde de ontem, dia 14, uma das discussões no Simpósio de Teologia, parte da programação do XVI Congresso Eucarístico Nacional - CEN, que acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, debateu o tema Eucaristia e Missão. Em seminário que teve como moderador o padre Estêvão Raschietti, diretor do CCM - Centro Cultural Missionário, o bispo da Diocese de Conceição do Araguaia, PA, dom Dominique Marie Jean Denis You, aprofundou as reflexões questionando os participantes sobre as implicações da Eucaristia na vida dos cristãos e na missão da Igreja.

"Quando a Missão do Filho chega ao seu término, começa a Missão do Espírito na Igreja. Este nos associa à sua Missão e nos capacita para ela, afirmou dom Dominique.

Citando o Concílio Vaticano II o bispo destacou que "Santa Eucaristia contém todo o tesouro espiritual da Igreja, ou seja, o próprio Cristo, nossa Páscoa, o Pão vivo, cuja carne, vivificada pelo Espírito e vivificadora, dá a vida aos seres humanos, convidando-os, a oferecer em união com Ele a sua vida, seu trabalho, a criação", disse.

Dom Dominique argumentou ainda que "a Vida da Igreja é Comunhão e Missão. A vida em Cristo é indissociavelmente Comunhão e Missão, até as extremidades da Terra. O coração de Deus pulsa nesses dois movimentos. Pela Eucaristia a Igreja penetra neste coração e se une a ambos: pela Comunhão, ela se une a este Coração e pela Missão, ela se une mais ainda a Ele, dando testemunho dele", esclareceu.

Concluindo sua exposição, o bispo de Conceição do Araguaia Colocou algumas questões pertinentes:
1. "Se a Eucaristia é mistério tão poderoso, para suscitar a Missão, o que enfraquece o dinamismo missionários de tantos cristãos, inclusive daqueles que comungam ou presidem todos os dias?"

2. "Uma parte significativa de nossos católicos praticantes vive sem ligação com a comunhão eucarística. O que devemos fazer para que estes irmãos e irmãs re-encontrem a alegria de uma vida eucarística e missionária?"

3. "Existem dioceses no Brasil onde 90 a 99% das celebrações dominicais acontecem somente com a Palavra, sem a Eucaristia. Como dar passos diante dessa situação que limita a força evangelizadora?"

4. "Recebemos uma multidão de missionários de fora. E faz anos que a CNBB provocou um mutirão para a evangelização da Amazônia. Por que a nossa Igreja no Brasil permanece ainda tão tímida, tão pouca missionária, para a nossa própria Amazônia, e menos ainda, para o exterior?"

Essas e outras questões fomentaram discussões com a intervenção dos participantes no seminário.

Fonte: Revista Missões no CEN 2010

Deixe uma resposta

oito + 18 =