Revista Missões
Com o objetivo de intensificar a divulgação da Campanha Missionária, realizada todos os anos no mês de outubro, as Pontifícias Obras Missionárias - POM e organismos ligados ao Conselho Missionário Nacional - COMINA, reuniram-se pela terceira vez em Brasília, no dia 22 de fevereiro. As estratégias de divulgação estão sendo elaboradas por uma comissão formada por representantes das principais forças missionárias do país seguindo um cronograma de trabalho.
Para o diretor das POM, padre Daniel Lagni, que promoveu e coordenou as discussões, a Campanha deve ir além da coleta. "É questão de criarmos uma consciência, uma dinâmica missionária em nós, na Igreja em todo o Brasil, numa ótica além-fronteiras, Ad Gentes. Para isso contamos com os Meios de Comunicação e a colaboração de todos os organismos", destacou padre Daniel, ressaltando que a divulgação será feita entre todas as lideranças e pastorais nas mais de 300 dioceses do Brasil.
Anualmente, para animar o mês das Missões, as Pontifícias Obras Missionárias elaboram e enviam subsídios a todas as dioceses, como a mensagem do Papa, santinhos com a Oração Missionária, folhetos informativos, textos e reflexões para as celebrações. Um dos desafios é garantir a distribuição do material que, por vezes, fica empilhado nas dioceses e paróquias. Para 2010, além desses subsídios, está sendo produzido um DVD em colaboração com a Verbo Filme. Segundo os coordenadores, a produção apresentará nove temas ligados à Campanha Missionária que, neste ano refletirá sobre "Missão e Partilha", em sintonia com a Campanha da Fraternidade. Missão nas grandes cidades e nas periferias, Missão juntos aos povos famintos, Missão e religiosidade popular, Missão e partilha da terra, Missão e meio ambiente, Missão e partilha de bens e de pessoas, serão alguns dos temas abordados no DVD.
Outras iniciativas planejadas são a produção de spots para Rádio e Web Sites, publicação de artigos, entrevistas e testemunhos de missionários. Todo o material de divulgação estará disponível no site das POM (WWW.pom.org.br).
A Campanha Missionária destaca também os desafios para a Missão na Amazônia. Aprovada pela CNBB, a primeira Semana Missionária para a Amazônia foi realizada em 2009, na última semana de outubro. Este ano acontece a segunda edição da Semana, inserida no Mês Missionário. "O objetivo é fazer com que todo o Brasil tome consciência sobre a situação da Amazônia, em todos os sentidos, inclusive sobre a Missão e a necessidade de enviar missionários para a Região", explicou Irmã Maria Irene, da Comissão para a Amazônia da CNBB. "Dessa forma, o trabalho junto com as POM ganha força e se torna mais visível", sublinhou.
A liturgia é um espaço privilegiado para celebrar, rezar e colocar as comunidades em sintonia com a Missão além-fronteiras. Presente na reunião, Padre Marcelo Conceição Araújo, do folheto litúrgico "O Deus conosco", Editora Santuário, abriu espaço para publicar, semanalmente, artigos e inserir as preces nos roteiros das celebrações ao longo do mês de outubro. Esforços serão feitos para incluir o mesmo material em todos os demais Folhetos Litúrgicos editados no Brasil.
De acordo com padre José Altervir da Silva, assessor da Comissão Episcopal para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, "a divulgação da Campanha Missionária através dos Conselhos Missionários e organismos visa tocar os corações das pessoas para que se descubram como verdadeiros missionários". Padre Altevir recordou que a Conferência de Aparecida trouxe novos ânimos para a Missão no Continente. "Nunca se falou tanto da Missão como após lançamento da Missão Continental. Os cristãos estão procurando saber mais e os Planos Pastorais refletem essa sensibilidade" avaliou.
A Coleta feita no Brasil no Dia Mundial das Missões é destinada ao Fundo Mundial de Solidariedade Missionária para financiar projetos de evangelização em diversas frentes. Os interessados em colaborar na divulgação poderão solicitar entrevistas e subsídios.
Informações: Assessoria de Imprensa Missionária
Jaime Carlos Patias, imc - Tel.: (11) - 2256 8820
Fonte: Revista Missões