CNBB
De 14 a 21 de junho acontece a 30ª Semana do Migrante, promovida pelo Serviço Pastoral do Migrante (SPM) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O tema "Sociedade e Migração" e o lema "Não ao preconceito, por direitos e participação" propõem o aprofundamento da reflexão contida na Campanha da Fraternidade 2015, a partir realidade dos migrantes presentes no Brasil.
"O SPM oferece, nesta 30ª Semana do Migrante, um rico trabalho para ajudar nossas comunidades a refletir, aprofundar e celebrara a realidade da migração, iluminadas pela vivência da Campanha da Fraternidade deste ano, cujo tema ‘Igreja e sociedade' nos possibilitou compreender melhor e contextualizar a missão de Jesus e dos seus seguidores no mundo: ‘Eu vim para servir'", explica o bispo de Pesqueira (PE) e referencial do setor pastoral da Mobilidade Humana da CNBB, dom José Luiz Ferreira Sales.
De acordo com o bispo, a proposta é dar continuidade e aprofundamento da reflexão sob "o prisma e o recorte da migração, presente na sociedade brasileira desde o seu nascedouro até os dias de hoje".
O SPM disponibilizou para a Semana dois subsídios. Há o texto-base com a mensagem de dom José Luiz Ferreira Sales e a contextualização do tema e do lema escolhidos.
O outro material é a proposta de círculo bíblico elaborado por membros e equipes da Pastoral dos Migrantes em diversas cidades do Brasil. Para os encontros, foi indicada a metodologia "ver-iluminar-celebrar-agir". Essa estrutura é composta por fatos da vida, leitura da Palavra, momento de oração e sugestões de compromissos comunitários e individuais nas realidades apresentadas nos três encontros preparados pelo SPM.
Ao final é oferecida uma sugestão de celebração, que pode acontecer no formato de terço dos migrantes e ladainha dos excluídos.
Fonte: www.cnbb.org.br