Primeira Assembleia de Catequistas na Raposa Serra do Sol

Philip Njoroge

A primeira Assembleia de Catequistas da Região da Raposa Serra do Sol que se encontra na fronteira do Brasil com a Guiana Inglesa e a Venezuela foi realizada entre os dias 23 e 28 de fevereiro no lago Caracaranã, Centro Regional da Raposa. A Assembleia foi organizada pelos missionários padres Joseph, Jean, Afonso, André e Philip; Irmão Chico; e Irmãs Teresa e Alda e congregou as quatro Regiões da Raposa Serra do Sol que compõem a Região das Serras, Raposa, Surumu e Baixo Cotingo.

Os catequistas começaram a chegar no dia 23 e a abertura oficial se realizou na manhã do dia 24, com a oração inicial liderada pelos coordenadores indígenas das quatro Regiões. Participaram da Assembleia cerca de 486 catequistas, a maioria com sede de aprendizado e muitas expectativas para levar o conhecimento de volta às suas comunidades de base em vista de melhorar a catequese e as celebrações da palavra. Logo após a oração da abertura, seguiram-se as apresentações dos participantes e para coroar este momento, cada Região mostrou uma dança típica.

A Assembleia foi um momento oportuno de formação, o conteúdo foi muito rico. Frei Armando, o palestrante tentou resgatar o perfil do catequista. Ele chamou a atenção dos participantes para refletir sobre o relacionamento de Jesus com os pecadores, as crianças, os adversários, as mulheres, os pobres e os enfermos.

Em todas essas relações de Jesus com esses grupos necessitados, notamos que cada uma delas foi impregnada com compaixão e Jesus sempre acolhia os pequeninos ou necessitados com carinho em vista de libertá-los. Em nenhum momento, Jesus condenou ou julgou, mas sempre acolhia, orientava e prometia guiar e acima de tudo, chamava atenção especialmente dos pecadores para não pecar mais.

Comparando o perfil de Jesus, Frei Armando afirmou que o Catequista deve refletir os mesmos princípios fundamentais. Ser discípulo de Jesus significa comungar com os pensamentos dEle e ser promotor desses pensamentos ou valores.

A partir da metade do segundo dia da Assembleia e com uma linguagem acessível a todos, Frei Armando embarcou no segundo tema sobre os Sacramentos da Iniciação Cristã que incluem Batismo, Confirmação e Eucaristia. Além de aprofundar os três Sacramentos, ele não deixou pra trás os Sacramentos da Cura; Unção dos Enfermos e Confissão e os Sacramentos do Serviço na Comunidade; Ordem e Matrimônio.

Sendo uma Assembleia de formação dos catequistas, no fim de cada dia, uma das Regiões guiava uma celebração da palavra para praticar como fazer bem e ter uma oportunidade de tirar dúvidas em vista de melhorar.

O último dia da Assembleia foi marcado pela presença do Bispo Roque Paloschi, pelo Superior Regional dos Missionários da Consolata na Região Amazônica, Padre Manolo e a Superiora Regional das Missionárias da Consolata na Região Amazônica, Irmã Lina. Eles aprovaram o trabalho que foi feito e está sendo realizado pelos Missionários e as Missionárias da Consolata na Região da Raposa Serra do Sol. O Bispo Roque presidiu a Celebração Eucarística e comentou no seu discurso que todos nós estamos na escola de Jesus com sede de aprender e viver na vida prática o que aprendemos. Ele deixou um questionamento para todos nesta época que a Região das Serras está se preparando para celebrar 100 anos de Evangelização. "Será que Deus não aceita ou Deus rejeita vocês (Povos Indígenas da Região Raposa Serra do Sol) ser missionários como os Missionários de fora que chegaram pra evangelizar vocês?"

Philip Njoroge, imc, é missionário da Consolata na Raposa Serra do Sol.

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

quatro × cinco =