Ordenação sacerdotal de missionário da Consolata em Alagoas

Mario de Carli

Santana do Ipanema é uma das principais cidades do sertão alagoano. A população é de aproximadamente 45.453 habitantes (IBGE/2010) em uma área de 437,847 km². Apresenta temperaturas que variam de 20°C a 39°C. A origem de Ipanema vem da palavra indígena: ypanema - água ruim, imprestável. Com a chegada do padre Francisco José Correia de Albuquerque, em 24 de fevereiro de 1836, passou a se chamar Santana do Ipanema. Possui vários povoados entre eles São Felix, Olho D'Água do Amaro, Poço da Pedra, Óleo e Areia Branca, com duas paróquias: Senhora Sant´Ana e São Cristóvão. Santana de Ipanema tem como municípios limítrofes: Carneiros, Dois Riachos, Major Isidoro, Olho d'Água das Flores, Olivença, Pernambuco, Poço das Trincheiras, Senador Rui Palmeira.

A Paróquia de São Cristovão que hoje tem como lema: "Vinde todos à missão! Ide a todos e evangelizai", começou a ser pensada e projetada por três cristãos leigos, nomeadamente: Sr. Artur Alécio, Sr. João Pacífico e Sra. Maria José Nobre (in memoriam) no início do ano de 1960. A Igreja foi construída com o empenho dos cristãos em geral.

Seu padroeiro, São Cristóvão, foi escolhido devido às doações que foram oferecidas pelos motoristas. Pouco tempo mais tarde, conforme Decreto de Ereção Canônica de 12 de fevereiro de 1964 foi desmembrada da Paróquia de Senhora Sant'Ana. Assim a Paróquia de São Cristóvão foi erigida no dia 1 de março do mesmo ano tendo como primeiro pároco o padre Alberto Pereira Santos, nomeado pelo bispo diocesano dom Otávio Aguiar.

No início da década de 1980 foram construídas as Capelas de Pedra d'Água, Cabeça do Boi, Três Coqueiros, Baixa de Quixabeira, São José (Cohab Velha), Sambambaia, Barra da Tapera (hoje pertencente a Poço das Trincheiras), Igreja da Sagrada Família (hoje da paróquia de Maravilha), Reforma da Igreja de Santo Antônio (hoje pertencente a paróquia de Ouro Branco). Nesta mesma época foi adquirido o terreno para construção da Igreja do Bairro da Floresta.

Atualmente, segundo padre Clejean Melo da Silva, pároco de São Cristóvão, desenvolvem-se diversos trabalhos. Padre Clejean, que está nesta paróquia há mais de 3 anos, destaca a importância da comunhão eclesial entre os fiéis. Esta comunhão se fortalece com o "ir anunciar Jesus: sair, ir e evangelizar", atitudes que contribuem para despertar em todos a importância de Jesus ser amado e conhecido. Cria um dinamismo de ações voltadas a olhar os mais carentes, sejam os sopões que a eles se oferecem promovidos pelas pastorais e movimentos nas Comunidades mais carentes, seja a assistência do Clube de Mães junto às Mães humildes, o acompanhamento dado às crianças, idosos e famílias pela Pastoral da Criança, o Banco de Sementes e o trabalho de evangelização nas diversas comunidades realizadas pelo Movimento Bíblico. Assim entre outras atividades denotam uma Igreja viva e cheia de esperança.

Nesta cidade muito bela e rodeada de montes e colinas, os missionários da Consolata, hospedados na casa paroquial e nas famílias, estão preparando a ordenação Sacerdotal do diácono Manuel Pereira dos Santos. Filho de Senaura Tenório Pereira e de José João dos Santos logo cedo migrou para São Paulo. Manuel tem duas irmãs e um irmão. Fez seus estudos de filosofia em Curitiba no Paraná, Noviciado na Argentina e estudos de Teologia no Congo - África. No dia 5 de abril deste ano ordenou-se diácono na Paróquia Mater Dei - Kinshasa. Manuel é missionário da Consolata e veio para ser ordenado sacerdote pela imposição das mãos de dom Dulcênio Fontes de Matos, bispo da diocese de Palmeira dos Índios no dia 28 de setembro às 19h30. O local da ordenação será na Quadra do Menor (Paróquia São Cristóvão) atrás do Centro Bíblico em Santana do Ipanema.

Nesta primeira semana de animação missionária e vocacional junto com o Padre Clejean Melo da Silva, pároco de São Cristóvão, foi elaborado nosso plano de atividades. Começamos nosso dia rezando juntos. Após o café da manhã atendemos as pessoas que desejam conversar conosco e, outras, ouvindo-as no sacramento da confissão. Cada dia duas comunidades cristãs do interior da cidade de Santana do Ipanema acolhem a nossa visita missionária. São comunidades formadas de pequenos agricultores que vivem do seu trabalho diário nas lidas do campo. Comunidades que revelam sua alegria na simplicidade da acolhida, no sorriso das crianças, na partilha de seus dons. Regressamos à casa sempre com alguma coisa partilhada. Sentimos um cenário eclesial de comunhão e serenidade, de oração e do cuidado da vida cristã feita na participação.

É visível a grande preocupação da dimensão missionária dos cristãos sempre dispostos a caminhar, de perseverar indo ao encontro das ovelhas que se afastaram, de manter a comunhão e a paz entre todos os membros. Há uma forte adesão nos estudos bíblicos, nas orações das várias pastorais e movimentos, na espiritualidade familiar, no cuidado dos idosos e das pessoas doentes. Presença viva e marcante dos jovens e crianças. Sentimos que a fé cristã é também marcada profundamente pela vivência devocional que garantem a unidade das comunidades. O pedido de benção e a benção dada e recebida é um forte elo entre as famílias e as comunidades.

Convidamos você para fazer parte da ordenação sacerdotal do Manuel acompanhando-nos com suas orações. Reze para que o diácono Manuel seja fiel portador das glórias de Maria, a mãe Consolata, a todas as pessoas.

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

doze − nove =