Arquidiocese de Salvador promove seminário sobre a CF-2012

Michael Mutinda, IMC

A Arquidiocese de São Salvador, na Bahia promoveu neste domingo (26), um Seminário de Formação sobre a Campanha da Fraternidade 2012. O evento teve como objetivos fomentar nas comunidades a discussão sobre a realidade da saúde pública em vista da defesa do SUS; alertar para a importância da organização das pastorais da Saúde e conhecer o Texto-base da CF que apresenta como tema: "Fraternidade e Saúde Pública", e o Lema: "Que a saúde se difunda sobre a terra!" (Eclo 38,8).

Realizado no Instituto Nossa Senhora de Salete, em Barris, Salvador, o encontro reuniu profissionais de saúde, membros da Pastoral da Saúde, padres, diáconos, religiosos, alguns deputados e vereadores do estado da Bahia e mais de 500 pessoas representando as paróquias da arquidiocese. Os trabalhos foram assessorados pelos profissionais de Saúde, Deborah Dourado, técnica do Ministério da Saúde em Salvador, Dalva Andrade, médica e professora na UFBA, Silvia Augusto, assessora de promoção da equidade racial em saúde e padre Jorge Brito, membro da Pastoral da Saúde.

Com base no Texto da CF 2012 e a metodologia do ver, julgar, celebrar e agir, os assessores falaram da realidade da saúde no Brasil e seus desafios principalmente na questão do SUS e a reivindicação do seu justo financiamento. Foram discutidas também os valores e ética na saúde, saúde da população negra - uma questão da equidade, e sobre a fiscalização do dinheiro público destinado para setor, entre outros assuntos. Na sua exposição, padre Jorge lembrou que "a CF 2012 sensibilizará todos os segmentos da sociedade sobre a difícil realidade das pessoas quanto ao acesso à assistência de Saúde. Em meio à desigualdade social é possível ter um sistema de saúde que funcione, e fazer valer o direito básico à saúde de todos e todas sem discriminação. Nunca se deve esquecer a verdadeira condição samaritana", lembrou.

Esta não é a primeira vez que a CF reflete sobre a saúde pública. Ela já foi tema da Campanha em 1984, com o lema "Saúde para todos". Como gesto concreto, suscitou a criação do Sistema Único de Saúde, o SUS, que é considerado um dos melhores sistemas públicos de saúde do mundo.

Dom Gregório Paixão e dom Gilson Andrade e Silva, bispos auxiliares de Salvador, participaram brevemente do Seminário. "O aprofundamento do tema da CF-2012 é importante para o trabalho pastoral e social nas paróquias e comunidades tanto na Quaresma, como no decorrer do ano", sublinhou dom Gregório. "A Igreja não deve existir sem as pastorais encarnadas e sociais que lutam pela saúde do povo - o bem estar de todos", concluiu o bispo.

O seminário concluiu com uma celebração eucarística onde todos foram motivados a voltarem nas suas comunidades e abraçar as pastorais que já existem na Arquidiocese como a Pastoral da Saúde, da Criança, da AIDS e HIV, das Pessoas Idosas e Pastoral da Pessoa Especial.

Fonte: Revista Missões

Deixe uma resposta

15 + vinte =