Rosemary de Ross *
A origem desta data surgiu em virtude de uma americana chamada Anna M.Jarvis que ao perder sua mãe entrou em profunda depressão, suas amigas, no intuito de ajudá-la a superar tão grande sofrimento, fizeram uma homenagem para sua mãe que havia trabalhado na guerra civil dos Estados Unidos.
Anna quis que essa festa fosse ampliada às todas as mães, vivas ou mortas, com um dia em que todas as crianças se lembrassem e prestassem homenagens às suas mães. A idéia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais. A festa foi um grande sucesso, e em 1914 o presidente Thomas Woodrow Wilson oficializou a data que se difundiu mundo afora.
No Brasil, comemoramos o dia das Mães no segundo domingo de maio, data que foi oficializada pelo então presidente Getúlio Vargas, em 1947. Neste dia, homenageamos àquela que tem o dom da maternidade, de transmitir valores, de educar e amar incondicionalmente os seus filhos. Não somente nesta data, mas todos os dias, as mães merecem respeito, carinho, gratidão e admiração, pois fazem tudo pela felicidade de seus filhos, sofrem com seus sofrimentos e também se alegram com suas conquistas e realizações.
Hoje, apesar da maioria das mulheres terem dentro de si o instinto maternal, o desejo de serem mães e constituir a própria família, elas não abrem mão de trabalhar fora, buscando o crescimento pessoal e profissional, o que muitas vezes as deixam sobrecarregadas. O acúmulo de tarefas, faz com que elas acabem tendo que se desdobrar para cumprir seus inúmeros papéis, que vão desde dividir seu tempo entre os afazeres domésticos, a jornada de trabalho fora de casa, desempenhar o papel de esposa, mãe/pai, amiga e educadora entre outros.
Ser mãe não é tarefa fácil, é preciso ser amiga, companheira e saber educar os filhos, acompanhando seus passos. Desempenhar bem este papel sem descuidar-se da carreira e de si mesma, muitas vezes é um ato de heroísmo.
Mesmo assim, diante de tantos desafios, a recompensa de ser mãe é inexplicável e faz com que as mães descubram e vivenciem o real significado da palavra amor/doação.
* Rosemary de Ross é formada em Letras e cursou Teologia para Leigos.
Fonte: Revista Missões