Irmã Rosângela é escolhida para assumir a secretaria nacional da Propagação da Fé

A partir de junho de 2025, a nova secretária assumirá a secretaria nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF) em Brasília, para o quadriênio 2025-2028. O atual secretário é Pe. Genilson Sousa.

A Irmã Rosângela dos Santos, Missionária Xaveriana, foi escolhida para assumir a Secretaria Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF) no Brasil. Sua escolha aconteceu após uma seleção de nomes apresentados pela Secretaria, com ênfase na importância de garantir a presença feminina na liderança da instituição. Irmã Rosângela será a primeira mulher a assumir essa função desde a reestruturação das secretarias, que, a partir de 2005, incluiu a atividade da Juventude Missionária (JM). Sua chegada coincide com os 20 anos desta atividade no Brasil.

Trajetória de Irmã Rosângela
Natural de Londrina, Paraná, Irmã Rosângela nasceu em 21 de julho de 1977, filha de Rosalina Miranda dos Santos e Sebastião Alves dos Santos, e irmã de Simoni, Rodrigo e Letícia. Ela cursou Ciências Sociais na Universidade Estadual de Londrina antes de ingressar nas Missionárias de Maria – Xaverianas.

Fez seus primeiros votos em 2 de julho de 2006, em Curitiba, e, em 29 de junho de 2013, professou seus votos perpétuos na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, em Londrina, solidificando seu compromisso vocacional.

Experiência Pastoral
A trajetória pastoral de Irmã Rosângela é ampla e diversificada. Entre 2006 e 2009, ela assumiu a secretaria no Centro de Educação Infantil Nossa Senhora de Fátima e na Infância e Adolescência Missionária, em Londrina. De 2009 a 2013, fez parte da comunidade de Roma, onde obteve a licenciatura em Ciências Sociais e a especialização em Doutrina Social da Igreja pela Pontifícia Universidade Gregoriana. Durante esse período, também prestou serviço voluntário na Cáritas de Roma.

Entre 2013 e 2018, Irmã Rosângela atuou na Missão das Vilas dos Cabanos, no Pará, com a Juventude (JM, PJ, RCC, movimentos, SAV), e com a Pastoral do Menor, além de colaborar com a Rede “Um grito pela vida”, da CRB. Em 2018, ela foi designada ao Chade, na África, para continuar sua missão além-fronteiras. Após aprender a língua local, ela se integrou à comunidade de Berem, na Diocese de Pala, onde desenvolveu atividades pastorais e trabalhou na promoção dos jovens.

Nova missão em Brasília
A partir de junho de 2025, Irmã Rosângela assumirá a Secretaria Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé em Brasília – DF, para o quadriênio 2025-2028. A POPF, junto com as demais Obras, tem como objetivo promover o compromisso de todo o povo de Deus, através da oração, consciência missionária de todos os batizados e da partilha de recursos para a missão universal.

No Brasil, a Secretaria acompanha atividades missionárias importantes, como a Juventude Missionária (JM), que envolve os jovens nas igrejas locais, as Famílias Missionárias (FM), que realizam animação missionária junto às famílias, e os Idosos e Enfermos Missionários (IEM), que são testemunhos de vida doada, oração para a missão de Deus no mundo inteiro.

Com alegria e abertura às novidades do Espírito Santo, Irmã Rosângela aceitou o convite no diálogo com sua Congregação, na disponibilidade de colaborar junto à equipe do POM Brasil, com o compromisso de fortalecer o compromisso missão ad gentes no Brasil.

Mensagem de esperança e renovação
Com sua dedicação incansável e sua visão missionária, Irmã Rosângela se prepara para assumir um papel de grande importância na liderança do POM Brasil. Sua missão será, sem dúvida, marcada pela animação e coordenação das atividades missionárias, especialmente com a Juventude Missionária, e pelo fortalecimento do compromisso de todos os batizados. Neste ano Jubilar da Esperança na sintonia com a Campanha Missionária, cujo tema é “Missionários da esperança entre os povos”, traz o testemunho da Irmã Rosangela como missionária ad gentes entre os povos e ao mesmo tempo, a finalidade das POM junto às Igrejas locais no Brasil e no mundo.

Fonte: POM

Deixe uma resposta

quatro + dezessete =