No dia 31 de outubro, encerrando o mês missionário, representantes das forças missionárias que compõem o Conselho Missionário da Arquidiocese de São Paulo, promoveu um momento virtual em diálogo com as Pontifícias Obras Missionárias. O objetivo do encontro foi reforçar aos participantes sobre as propostas da Arquidiocese sobre a Iniciação a vida cristã, visitação missionária, Infância e adolescência missionária e Juventude Missionária.
O encontro foi articulado pela equipe Executiva do Conselho Missionário da Arquidiocese de São Paulo que fez a ponte com os secretários das POM, Ir. Antônia Vânia – IAM Nacional, Pe. Genilson Sousa – POPF nacional. Os dois secretários nacionais fizeram uma breve apresentação e falaram sobre a importância das obras em cada diocese e arquidiocese. Reforçaram que são obras diocesanas. E este caminho missionários ajuda as obras a serem presença missionaria local que pode despertar a consciência missionária também na sua universalidade.
Pe. Genilson destacou que além da IAM na sua continuidade com Juventude Missionária, a Comissão arquidiocesana pode pensar a formação, as ações juvenis missionárias no caminho conjunto com o setor juventude. A irmã Vânia indicou a presença da IAM como testemunho das crianças e adolescentes como dom hoje na Igreja, não apenas como futuro. Pe. Genilson ainda sugeriu que na possibilidade, a equipe pudesse pensar a presença também dos seminaristas nesse processo em diálogo com a formação e a pastoral. É um caminho sinodal que se abre na perspectiva missionária em que os representantes estão articulando.
Para uma continuidade, o grupo reflete os próximos passos, uma caminho formativo a respeito da proposta da animação e implantação, em especial da IAM e a JM. Para isto a coordenação estadual da IAM e JM do estado se colocou a disposição. Do mesmo modo, a secretaria nacional das obras.