Isaack Mdindile
No domingo, 13 de julho de 2014, no Seminário Teológico da Consolata em São Paulo, Brasil, houve uma ocasião de muita alegria ao celebrar a Profissão Perpétua de nossos irmãos Urbanus Nzomo, Victor Mbesi, Alex Nthenge e James Njimia. Depois de três anos da formação e um ano de pastoral, os professos decidiram dedicar ou consagrar toda sua vida ao Senhor, através do carisma belíssimo dos Missionários da Consolata, Congregação fundada pelo Bem-aventurado José Allamano.
O superior Regional, padre Luiz Emer destacou a questão da profissão perpétua e vida religiosa como uma loucura e utopia diante do mundo contemporâneo, portanto cabe aos professos provar o contrário, vivendo os votos como cantus firmus, de modo atraente e convincente. Pela Profissão Perpétua, os professos se tornam complementos e completamente membros da família Consolata, cantando e contando as belezas da vida em comum.
Fazer os votos de castidade, pobreza e obediência significa, antes de mais nada, optar por renúncias e rupturas para seguir de perto o único e supremo bem: Deus. Este é o grande e urgente desafio; reencontrar a pobreza na escola dos pobres, a castidade na escola do amor encarnado e a obediência na escola da liberdade evangélica.
No próximo ano, 2015, vamos celebrar o ano da Vida Consagrada, um momento de olhar o futuro com esperança e viver o presente com paixão, intensificando o sentido da vida consagrada, sobretudo no espírito; levando um testemunho claro e lúcido de Jesus Cristo.
"Hoje mais do que nunca temos que focar e pisar no que é mais importante, que é o testemunho da fé e do evangelho", disse o cardeal João Braz, o prefeito da Congregação dos Institutos de Vida Consagrada. Devemos formar para a crítica social, para a confrontação contundente e firme com qualquer sistema que empobreça os pobres e que os mantenha empobrecidos; que fale de justiça, mas pratique a opressão; que fale da vontade de Deus, mas que se apresente como sendo a própria vontade de Deus!
Parabéns, queridos! Congratulations brothers! Hongereni sana wapendwa; Mulati Urbanus, Muthengi Alex, Murimi James e Wafula Victor, pela vossa consagração. Que o Senhor vos abençoe e vos guarde. O Senhor vos mostre sua face e tenha misericórdia de vós. O Bem-aventurado José Allamano, Irmã Irene e a nossa mãe Maria Santíssima vos mostrem os caminhos da Santidade. Amém!
Fonte: Revista Missões