2º Festival Consolata

Thalisson Bomfim

Entre os dias 13 e 16 de dezembro, a Paróquia São Brás de Plataforma, arquidiocese de São Salvador, Bahia, sediou pela segunda vez o Festival Consolata. Este evento teve como finalidade promover o espírito missionário nos jovens, conhecer a realidade soteropolitana com a vivência nas famílias, promover um momento de integração e convivência e fechar o ciclo das atividades missionárias de 2012, que começou com a Páscoa Jovem em abril, Missão Jovem em junho, Retiro Missionário em setembro, Retiro Vocacional em novembro e agora, o Festival Consolata.

Participaram cerca de 70 jovens de quatro paróquias onde trabalham os missionários: São João Batista, município de Jaguarari, Sagrado Coração de Jesus, município de Monte Santo, ambas da diocese de Senhor do Bonfim, Santíssima Trindade, arquidiocese de Feira de Santana e São Brás de Plataforma, arquidiocese de São Salvador.

No dia 14 os jovens foram conhecer a famosa igreja do Bonfim e atravessaram de lancha para o bairro da Ribeira. À noite, cada comunidade apresentou-se com um tema no Cine Teatro de Plataforma. Monte Santo: Cultura Indígena, Jaguarari: Canções Nordestinas, Feira de Santana: Pérola Negra e samba de Roda e Salvador: Cultura Afro-brasileira, com a peça teatral sobre a escrava Anastácia e a dança do maculelê.

No sábado, dia 15 os participantes foram para a praia de São Tomé e depois seguiram para conhecer os principais pontos turísticos de Salvador como, a igreja da nossa Senhora da Conceição da Praia, Barra, Pelourinho, Elevador Lacerda, Praça da Cruz caída, Terreiro de Jesus, Catedral Basílica, Convento e a Igreja do São Francisco, a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco e ainda a Igreja da Ordem Terceira de São Domingos e a Igreja de São Pedro dos Clérigos. Depois disso, participaram de uma festa com muito forró e lambada.

No domingo, as atividades começaram com a celebração da Eucaristia na igreja Matriz e ao término, fizeram a avaliação do festival, com os pontos positivos, negativos e sugestões para o próximo. O evento acabou com um belo almoço com a presença do superior regional dos missionários da Consolata, padre Luiz Carlos Emer e o administrador regional, padre Luiz Andriolo. Depois de uma vivência de quatro dias os jovens partiram para sua "Terra Santa" disse padre Tamrat (responsável pela Animação Missionária Vocacional - AMV/BA) com muito choro e com uma vontade de que o festival durasse mais tempo.

Ainda ficaram dois jovens de cada comunidade, os seminaristas Philip Njoroge Njuma e Stephen Njogu Wainaina que estão fazendo o ano de serviço na paróquia de Santíssima Trindade em Feira de Santana e paróquia de São Brás de Plataforma respectivamente, e o padre Tamrat para avaliarem as atividades do ano 2012 e programarem as de 2013.

Em nome de todos os jovens que estavam presente ao longo deste ano nas atividades da AMV/BA, agradeço ao Instituto Missões Consolata por proporcionar a nós, jovens, uma experiência única de viver a missão, de sair do comodismo de nossas casas e paróquias e ir ao encontro do outro em lugares distantes e de difícil acesso. Cada experiência é única em nossa vida, vamos evangelizar e voltamos evangelizados, cheios do Espírito Santo.

Fonte: Thalisson Bomfim / Revista Missões

Deixe uma resposta

quinze + 6 =