Vilmar S. D. Berna
A Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) lança, com o apoio da The Nature Conservancy (TNC), duas publicações que visam auxiliar povos indígenas sobre mudanças climáticas e ameaças às Terras Indígenas: a primeira, a Cartilha Mudanças Climáticas e Povos Indígenas, que tem o objetivo de criar um instrumento de multiplicação do conhecimento e visões sobre mudanças climáticas para ser utilizado nas aldeias e em capacitações com os indígenas. A publicação traz explicações sobre o que são mudanças climáticas e suas relações diretas e indiretas com os indígenas e seus territórios.
Escrita e ilustrada pelos alunos do Centro Amazônico de Formação Indígena (CAFI), da turma de Gestão Etnoambiental de 2009, o conteúdo da cartilha foi desenvolvido a partir do trabalho final do módulo sobre mudanças climáticas, que contou com professores da COIAB, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), do Woods Hole Research Center (WHRC) e do Instituto Socioambiental (ISA).
A segunda publicação, Povos Indígenas, Terra e Proteção na Amazônia, estudo desenvolvido pela COIAB com apoio técnico da TNC e da Fundação Vitório Amazônica (FVA), reforça o fato de que as Terras Indígenas contribuem de forma decisiva para barrar a pressão de atividades praticadas ilegalmente e que causam o desmatamento na região. O estudo analisa o desmatamento, as ameaças, as áreas protegidas e as estradas e traz mapas e imagens de satélite explicativos.
O evento do lançamento das publicações acontecerá hoje (26/06), em Manaus (AM), e conta com o apoio das organizações Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e The Nature Conservancy (TNC).
Fonte: Lead Comunicação e Sustentabilidade