.
Aos Bispos, Padres e Lideranças das Dioceses, Paróquias e Comunidades do Rio Grande do Sul:
Toda a Igreja é convocada, nesse dia de Pentecostes, a assumir o compromisso de ser missionária. Assim como todos os batizados, somos enviados a evangelizar e sermos evangelizados.
A Igreja do Rio Grande do Sul, desde 1994, assumiu ajudar a Igreja de Moçambique, na África. Já estamos a completar 16 anos, buscando viver esta solidariedade. Neste período passaram por lá vários missionários/as brasileiros, atendendo ao clamor do povo e daquela Igreja pobre, pedindo que continuássemos apoiando o projeto e enviando missionários/as brasileiros. Assim, somos convidados, neste dia de Pentecostes, a dar de nossa pobreza, através da coleta, para que o projeto possa ter continuidade.
Nos últimos anos, por decisão dos nossos Bispos do Regional, está contemplado nesta coleta o apoio à algumas situações de maior necessidade da nossa amada Amazônia.
Se ainda não chegaram, devem estar chegando os Folders para a Animação Missionária, com o objetivo de ajudar na sensibilização de nossas comunidades nessa coleta específica, que deve ter as marcas da nossa capacidade de compaixão e solidariedade com nossos missionários(as) e seus destinatários. Nesse folder estão indicadas as formas de participação
Em nome da Comissão Missionária do Regional Sul 3, pedimos a colaboração dos Bispos, padres e lideranças que usem de todos os meios disponíveis para uma ampla e calorosa divulgação para que o povo sofrido de Moçambique e os nossos irmãos da Amazônia sejam concretamente ajudados na evangelização e promoção humana.
Lembremos, dia 31 de maio, Solenidade de Pentecostes, dia em que somos convidados a assumirmos a nossa vocação de discípulos e missionários.
Certos de poder contar com a colaboração de todos, desde já agradecemos. Que o Espírito Santo ilumine a todos/as.
"Como o Pai me enviou, Eu também vos envio, recebei o Espírito Santo"
Porto Alegre, maio de 2009.
Equipe de Animação Missionária
CNBB - Regional Sul3
Fonte: CNBB Sul 3